


Instrumentação:
Esta seção trata de abordagens de arranjo para conjuntos instrumentais de níveis variados que pode-se encontrar em uma sala de aula. Oferecemos conselhos sobre como lidar melhor com esses possíveis cenários, com objetivo de produzir arranjos mais equilibrados e tocáveis, levando em conta as condições e características individuais do presente conjunto.
Na videoaula, nos deparamos com dois possíveis conjuntos para os quais um arranjo diferente é feito para cada um a partir de um trecho da composição Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga. Explicamos os motivos pelas escolhas que foram feitas no que diz respeito à atribuição de melodias, contra-melodias, linhas de baixo, e suporte harmônico e rítmico.
Conjunto “A” é composto pelos seguintes integrantes: uma flauta avançada, um clarinete intermediário, um clarinete iniciante, um trombone intermediário básico, dois violinos intermediários, um violino iniciante e uma viola intermediária.
Já o conjunto “B” é composto pelos seguintes constituintes: duas flautas intermediárias, um oboé iniciante, um clarinete avançado, uma trompa iniciante, um trompete avançado, um trompete intermediário, dez violinos intermediários, dois violinos iniciantes, um violoncelo intermediário e um contrabaixo iniciante.